JIT4NSTEAM

Just in time for new STEAM

Data de Início
01/01/2022

Data de Fim
31/12/2025

Parceiros
Parceiros: AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, AMP – Área Metropolitana do Porto, AEMAIA – Associação Empresarial da Maia, Axians, Cisco Portugal, Modelo Continente Hipermercados, GoTVee, Guiatel, Hopla Software Portugal, INESC TEC, Mais Meninas na Tecnologia (Brasil), Município da Maia, Município de Vila do Conde, Noshut, OASC – Open & Agile Smart Cities (Bélgica), Portuguese Women in Tech / Press Play, Pointify, Porto Editora, TecPorto , W4C – Women4Cyber Portugal

Parceiros associados: AEP – Associação Empresarial de Portugal, Delta Cafés, LIACC, Nokia Portugal, Nokia Canada


Estado Em Curso
Em estreita parceria com escolas secundárias e profissionais, empresas, laboratórios de investigação, os concelhos da Maia e de Vila do Conde, e outras entidades da Área Metropolitana do Porto, tentar atrair mais alunos para a prossecução de estudos STEAM no ensino superior. Um esforço especial será direcionado para tentar reduzir o preconceito de género que existe nas áreas técnicas. As escolas selecionadas serão apoiadas pelo projeto, nomeadamente no que diz respeito às suas aulas STEAM, ao nível dos recursos humanos, equipamentos, consumíveis e motivação.

Programa: Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) / NextGenerationEU
Aviso:Nº 01/PRR/2021 (Programa Impulso Jovens STEAM / Programa Impulso Adultos)
Promotor/Coordenador: Universidade da Maia – ISMAI
Co-promotor: Instituto Politécnico da Maia – IPMAIA
Orçamento: 980.000,00 € (Maiêutica)
Financiamento: 980.000,00 € (Maiêutica)


Descrição

Em estreita parceria com escolas secundárias e profissionais, empresas, laboratórios de investigação, os concelhos da Maia e de Vila do Conde, e outras entidades da Área Metropolitana do Porto, tentar atrair mais alunos para a prossecução de estudos STEAM no ensino superior. Um esforço especial será direcionado para tentar reduzir o preconceito de género que existe nas áreas técnicas. As escolas selecionadas serão apoiadas pelo projeto, nomeadamente no que diz respeito às suas aulas STEAM, ao nível dos recursos humanos, equipamentos, consumíveis e motivação. 

Os cursos de curta duração serão co-elaborados com empregadores e potenciais empregadores, tentando reduzir a lacuna entre o que é ensinado no ensino superior e as necessidades atuais e futuras esperadas do mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, as operações de qualificação e requalificação são aplicadas à força de trabalho dos parceiros do projeto e a outras entidades que posteriormente decidam aderir ao projeto. Os cursos de curta duração articulam-se em Percursos Formativos que ensinam as competências em falta, e terão microcréditos atribuídos medidos em ECTS, motivando e abrindo caminho para a prossecução dos estudos em CTeSP, Licenciatura ou Mestrado.

Os alunos STEAM serão apoiados com bolsas de mérito e outros tipos de subsídio e trabalharão num ambiente PBL – Project Based Learning, onde lidarão com problemas da vida real fornecidos pelos parceiros do projeto.

Estudantes internacionais selecionados, projetos de incubação de empresas e start-ups técnicas também serão apoiados.

Foi tomado um cuidado especial para garantir que após o término do projeto em 2025, iniciativas semelhantes continuem a ser realizadas e financiadas pelo ISMAI e IPMAIA até pelo menos 2030, garantindo assim uma contribuição duradoura para os objetivos de alto nível do Programa Impulso Jovem e Impulso Adulto: até 2030, 60% dos jovens com 20 anos de idade participem do ensino superior, 50% de diplomados do ensino superior entre a população de 30-34 anos, aumentar cinco vezes o número de adultos em formação ao longo da vida em todas as instituições de ensino superior, em conjunto com empregadores.


 
Alexandre Valente Conceição Pereira Sousa 
Coordenador Projeto

Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Aarhus, Dinamarca e licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professor Associado no ISMAI desde 1999. Diretor do Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação e Coordenador do Mestrado em Tecnologias da Informação, Comunicação e Multimédia na Universidade da Maia.


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