Investigação do CIDESD-ISMAI

Distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal

segunda-feira, 13 fevereiro 2017

INVESTIGAÇÃO DO CIDESD-ISMAI
DISTINGUIDA PELO COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL

O estudo “Reativação muscular antes dos jogos de futebol: é benéfico para a performance física?” desenvolvido por uma equipa liderada por Eduardo Abade, investigador do CIDESD e Coordenador do Mestrado em Treino Desportivo do ISMAI, foi distinguido com uma menção honrosa na área do Treino Desportivo, na 3ª edição dos Prémios COP/Fundação Millennium BCP – Ciências do Desporto. A cerimónia de atribuição dos prémios teve lugar no salão nobre da Universidade do Porto, no dia 4 de Fevereiro de 2017, presidida pelo Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues.


Esta investigação emerge da necessidade de otimizar os processos de ativação muscular para a competição e permitiu identificar mecanismos de reativação muscular que podem ser úteis para amenizar hipotéticas quebras agudas na performance quando o hiato de tempo entre o final do aquecimento e o início do jogo é elevado. Eduardo Abade, salienta que este estudo ilustra a orientação estratégica do Mestrado em Treino Desportivo do ISMAI em produzir evidência cientifica aplicada aos contextos reais de prática desportiva. Valorizando ainda, o papel das parcerias estratégicas efetivas com os agentes desportivos no desenvolvimento deste tipo de estudos.


João Viana, Diretor do CIDESD-ISMAI, sublinha a importância dos Prémios COP/Fundação Millennium BCP no reconhecimento e divulgação da investigação em Ciências do Desporto desenvolvida em Portugal. Acrescenta, que esta distinção é extremamente gratificante para o CIDESD-ISMAI, resultante do progressivo percurso que tem sido desenvolvido no sentido de criar condições estruturais de excelência para o desenvolvimento de investigação em Ciências do Desporto, Exercício e Saúde no ISMAI.

 
 
 
 
 
 

Notícia no site do Comité Olímpico de Portugal Ver notícia