Projeto de Investigação

Níveis de atividade física, comportamentos sedentários, sono e saúde mental em estudantes do ensino superior num período de confinamento durante a Pandemia de COVID-19

sexta-feira, 07 maio 2021

Prezado Estudante,

No âmbito do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) e do Mestrado em Exercício Físico e Saúde do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), desenvolve-se o projeto "Níveis de atividade física, comportamentos sedentários, sono e saúde mental em estudantes do ensino superior num período de confinamento durante a Pandemia de COVID-19".

Este estudo tem por objetivo descrever os níveis de atividade física, os comportamentos sedentários, a utilização de equipamentos eletrónicos e de redes sociais, a duração e a qualidade sono e o estado de indicadores da saúde mental em estudantes do ensino superior durante um período de confinamento em plena Pandemia de COVID-19.

A partir do auto preenchimento de questionários, serão recolhidos dados sobre a idade, o género sexual, a estatura, a massa corporal, o índice de massa corporal, hábitos relacionados com a sua atividade física antes e durante o período do último confinamento, com a utilização de equipamentos eletrónicos e das redes sociais,  rotinas de sono durante o último confinamento e a auto-avaliação do seu estado de saúde mental atual. Apenas para fins de caracterização da amostra, também serão registados a instituição de ensino superior, o curso e o ano curricular que frequenta.

 

Este estudo é desenvolvido de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e com parecer favorável da Comissão de Ética do ISMAI (38/2021).

Todos os dados recolhidos serão guardados de forma codificada e anónima. Todas as informações serão mantidas de forma segura e estritamente confidencial. Todos os dados serão excluídos do servidor após o período de recolha, e todos os identificadores eletrónicos serão excluídos da base de dados. Todas as informações serão utilizadas única e exclusivamente para fins de investigação científica. Os eventuais resultados serão apresentados de forma generalizada em revistas, congressos ou em outros meios de divulgação científica. Os dados obtidos deste estudo nunca serão abordados de forma isolada, pessoal ou individual.

 

O preenchimento do questionário levará aproximadamente 15-20 minutos.

Se tiver dúvidas sobre a sua participação neste estudo, entre em contato com o investigador responsável (Prof.  Gustavo Silva, coordenador do projeto), através do e-mail gsilva@ismai.pt . Caso pretenda aceder aos resultados do estudo, poderá solicitá-lo através do mesmo contato.

Caso concorde em participar, aceda ao seguinte link para preenchimento dos questionários:

https://forms.gle/JdSQMg577JpuYxjG9

Caso concorde em participar, marque (√) no termo de consentimento informado após lê-lo com atenção e avance no preenchimento dos questionários.

Por favor, responda aos questionários uma única vez.

Desde já, agradecemos pela sua atenção e participação.