Formação Pós-Graduada

MBA em Gestão Empresarial

Departamento de Ciências Empresariais

​​​

Coordenação do MBA

João Rodrigues (Revisor Oficial de Contas)  

Comissão Científica composta por

João Rodrigues (Revisor Oficial de Contas)

Hugo Salgueirinho Maia (PwC)

Paula Cristina Vaz (PwC)

Objetivos

O MBA em Gestão Empresarial tem como objetivo proporcionar formação de âmbito prático, de forma a proporcionar aos formandos conhecimentos valorizados pelo mercado de trabalho, constituindo assim uma importante mais-valia, quer para (i) a entrada no mercado de trabalho, (ii) uma eventual mudança de carreira profissional, (iii) o reforço e consolidação de conhecimentos, de forma a permitir uma progressão na carreira, bem como (iv) para quem tem formação e/ou experiência noutras áreas, desde a engenharia, direito, gestão de recursos humanos, gestão do desporto, gestão de atividade hoteleiras, marketing, solicitadoria, etc., e que pretendam adquirir mais conhecimentos a nível da gestão.

Não sendo um curso conferente de grau, não é requerida licenciatura para se candidatarem ao MBA. No entanto, a licenciatura é um critério de admissão preferencial. Na sua ausência, será requerida experiência profissional relevante.

Tendo em conta os objetivos acima enunciados. o corpo docente é essencialmente constituído por profissionais com grande experiência na sua área de conhecimento, sendo quase todos quadros da PwC ou ex-quadros da PwC.

Candidatura

Calendário Letivo 3.ª Edição

Início das aulas: 22 de setembro de 2023
Fim das aulas: 6 de julho de 2024

Exames 3.ª Edição

Módulo I -  22 de novembro de 2023
Módulo II - 14 de fevereiro de 2024
Módulo III - 08 de maio e 10 de julho 

Horário:

Aulas às 6.ªs f (das 19.15 às 22.15) e sábados (das 9.15 às 12.15).

Exames: 4.ªs f (das 19.15 às 22.15)

Regime de aulas:  Formato híbrido: presencial e à distância.

Propinas
Consultar Propinas - Formação Pós-Graduada  

João Rodrigues 

Revisor Oficial de Contas

Revisor Oficial de Contas independente.
Ex-Director da Divisão de Auditoria da PricewaterhouseCoopers (PwC). Doutorado em Gestão e Mestre em Contabilidade e Finanças Empresariais. Ex-Membro do Comité Técnico da PwC.

Docente de cursos de mestrado e licenciatura em Contabilidade e Auditoria. Docente da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas em cursos para ROC’s e seus colaboradores. Diretor e formador do MBA Pré-Executivo no ISCAP, de 2019 a 2021.
Participou no estudo internacional GAAP 2000 e GAAP 2001 (survey com a comparação das regras nacionais com as IAS). Especialista em IFRS e em SNC, ministrou inúmeros cursos sobre IFRS e sobre o SNC, tendo estado igualmente envolvido na implementação de importantes projetos de conversão de contas para IFRS e SNC e na elaboração de manuais de contabilidade em IFRS. Autor dos livros "SNC Explicado" e "Participações Financeiras e Consolidação de Contas", ambos da Porto Editora.
Ler mais...

Hugo Salgueirinho Maia

Partner - PwC

Partner da área de Impostos Indirectos (IVA, IEC e Direitos Aduaneiros) do Departamento Fiscal da PwC (Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde).
Licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto.
Pós-graduado em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Pós-graduado em IVA na União Europeia pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Especialista em IVA, tem dedicado os últimos anos à prática de Consultoria em sede deste imposto, com contacto com todo o tipo de organizações privadas e públicas, com especial , com especial relevo em temas como supply chains, optimização dos métodos de dedução de sujeitos passivos mistos e recuperação do IVA de créditos incobráveis e de cobrança duvidosa.
Autor de diversos artigos e livros em matéria de IVA, tem colaborado como docente/formador em temas de impostos indirectos em diversas instituições, incluindo a Universidade Católica Portuguesa e o ISAG, entre outras. Formador e membro da Comissão Científica de 2019 a 2021 no MBA Pré-Executivo no ISCAP.
Ler mais...

Paula Cristina Vaz

Director - PwC

Integra a PwC desde 2010, sendo atualmente Director no departamento de Tax Reporting & Strategy (TRS).
Licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto e Mestre em Finanças e Fiscalidade pela mesma Faculdade.

Desde a integração nos quadros da PwC tem participado em diversos projetos na área contabilística, fiscal e salários, em empresas nacionais e multinacionais em Portugal e no estrangeiro. Atualmente é responsável pelo acompanhamento de uma vasta carteira de clientes de variados setores de atividade, tais como setor energético, serviços, tecnologia, entre outros.
Ao longo da carreira profissional tem vindo a participar como formador em diversos cursos de formação na área fiscal e contabilística, sendo de 2019 a 2021 formadora e membro da Comissão Executtiva no MBA Pré-Executivo no ISCAP.
Ler mais...

Ana Reis

Partner - Andersen

TAX Partner da Andersen Portugal. Foi Diretora da PwC Portugal no departamento de Corporate & International Tax Services com experiência significativa no setor comercial e industrial em várias áreas de negócio e setores, bem como diversa experiência a nível da tributação internacional.
Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e em Direito pela Universidade Lusófona do Porto, pós-graduada em Gestão e Fiscalidade pelo Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais - IESF e obteve MBA em Gestão de Empresas – Especialização Fiscalidade, no IESF. Frequentou e concluiu com aproveitamento o Programa para executivos - Advanced Development program, Business Administration and Management, ministrado pela Universidade Nova - Nova School of Business and Economics, em Lisboa; o Programa para executivos - PwC Strategic Positioning Programme – Blue Ocean Strategy – ministrado pelo INSEAD – campus de Fontainebleau e Seminário de Equipas de Alto Rendimento na AESE - Escola de Direção e Negócios, Lisboa.
Leciona cadeiras de fiscalidade em mestrados, cursos de pós-graduação e cursos de Fiscalidade Avançada para executivos e participa, como oradora em seminários e conferências conexas com a fiscalidade.
Ler mais...

Aline Soares

Senior Associate – PwC

Senior Associate no departamento de Tax Reporting & Strategy (TRS) da PwC.
Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto.

Inciou a sua carreira como auditora de sociedades de revisores ofisciais de contas. Desde a integração nos quadros da PwC tem participado em diversos projetos na área contabilística, em empresas nacionais e multinacionais.
Participa como formadora interna em cursos de formação na área contabilística na PwC.
Ler mais...

Ana Praça

Tax Director – PwC

Tax Director da PwC no departamento de Corporate & International Tax Services. Possui Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto.

Consultora fiscal na PwC desde 2008 com uma larga experiência nos diversos domínios do IRC, reestruturações, planeamento fiscal e benefícios fiscais.
Possui larga experiência como formadora em ações de formação e apresentações.
Ler mais...

Mariana Pizarro

Transfer Pricing Director - PwC

Director da divisão de Consultoria Fiscal, integrando a divisão de Preços de Transferência do escritório da PwC, no Porto, no qual ingressou em novembro de 2012. Iniciou a sua carreira profissional na Deloitte em 2005.

Como consultora fiscal na área de preços de transferência, colabora regularmente com clientes dos mais diversos setores de atividade em projetos como o apoio na análise/implementação de reestruturações de negócio e de modelos de pricing, elaboração de análises estatísticas e financeiras de avaliação da rendibilidade das empresas e dos indicadores de performance, com recurso a estudos benchmarking, e projetos de documentação fiscal.
Pertence à equipa de Quality & Risk Management – Tax desde março 2014.
Licenciada em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica, em 2005. Executive Master em Auditoria e Controlo de Gestão, na Escola de Gestão Empresarial da Católica Porto, em 2010. Participou e concluiu o Programa Desarollo de Talento, no IESE Business School, em Madrid, em 2014.
Ler mais...

Levi França Machado

Head of Labour – CCR Legal

Levi França Machado é Associado da CCR Legal (pertencente à network da PwC), sendo coordenador de Direito Laboral. Licenciado em Direito na Universidade Católica Portuguesa (2007).

Tem desenvolvido a sua atividade nas áreas do Direito do Trabalho, da Segurança Social, Imigração e Contencioso Laboral, assessorando clientes nacionais e internacionais nos mais diversos setores de atividade económica, prestando serviços no âmbito da assessoria laboral corrente, processos de reestruturação, auditorias legais, contencioso laboral, negociação coletiva, contratação e legalização de cidadãos estrangeiros.
Antes de integrar a CCR era Associado Sénior no departamento de Direito Laboral e da Segurança Social da F. Castelo Branco & Associados, onde colaborou entre 2007 e 2019.
Ler mais...

Ana Carvalho Reis

Senior Manager​ - PwC

Tax Senior Manager da equipa de People & Organisation do departamento fiscal da PwC Portugal.

Licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto (FEP), iniciou a sua carreira profissional em 2010 em consultadoria numa "Big four", na área de Global Employer Services, tendo posteriormente ingressado na Sonae na área de Compensation & Benefits and International Mobility.
Conta já com mais de nove anos de experiência na prestação de assistência nas áreas de consultoria fiscal, em sede de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), e parafiscal, em sede de Segurança Social, não apenas a empresas Portuguesas, empresas multinacionais e seus colaboradores, bem como a clientes individuais.
Ler mais...

José Pedro Costa - Head of Business Finance - Soane Capital 

Head of Business Finance; Business Finance of Hospitality, Troia Resort and Industrial Engineering.


SONAE CAPITAL - Secretary to the Board of Directors and ExCom; Planning & Control; Strategic Planning; Financial Reporting; Risk Management; Internal Audit.
Business Controller - Business Finance of Hospitality, Troia Resort - Secretary to the Board of Directors and ExCom; Planning & Control; Strategic Planning; Financial Reporting; Internal Audit.
Controller, Financial department of Sonae Turismo - Budgeting and Forecasting; Business Planning and Analysis; Reporting; Business Intelligence; Internal Audit. 
Commercial Controller - PRENATAL - Analysis and reporting of all commercial activity and main KPI’s; Customers data analysis; Stock and price management; Investment projects support
Ler mais...

Joaquim Castro – Bankinter

Licenciado em Economia pela FEP, frequentou e concluiu com aproveitamento um programa de formação de executivos da AESE.
Tem um percurso de 30 anos de banca, com passagem pelas seguintes entidades, Lloyds Bank, BBVA, Barclays e Bankinter.

Iniciou a sua carreira na área do corporate banking, geriu uma rede retalho de 25 agencias e liderou o desenvolvimento do negocio de medias empresas no Barclays, que teve 21 centros de empresas operacionais, 115 colaboradores e cerca de 3500 clientes.
Atualmente é o responsável em Portugal pelo Banca de Investimento do Bankinter, atuando na área de fusões e aquisições, mercado capitais (empréstimos obrigacionistas, IPO) e financiamento estruturado (sindicato bancários e project finance).
Ler mais...

José Diogo Silva – Ideia Azul

Consultor especialista em diagnóstico e desenvolvimento empresarial, estudos económicos e de viabilidade de projetos de investimento, incentivos financeiros ao investimento e benefícios fiscais.

Licenciado em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia do Porto, Pós-Graduação em Gestão de Sistemas de Informação e Especialização em Modelização Financeira.
Ler mais...

Sónia Gonçalves – Super Bock

Human Resosurces (HR) Business Partner e HR Analytics & Benefits Manager da Super Bock. Desde 2010 na direção da Gestão de Pessoas tem uma experiência de 20 anos na Super Bock, tendo sido controller na Direção Financeira da Unicer (atualmente, Super Bock) de 2002 a 2006 e controller na direção de Planeamento e Controlo de Gestão de 2007 a 2010.

Licenciada em Auditoria pelo ISCAP. Concluiu o Programa de Gestão e Liderança na AESE e um programa de Liderança na Porto Business School. Pós-Graduação em Finanças pelo ISAG.
Concluiu o Programa de Gestão e Liderança na AESE Business School e o BOCK Brewing our Competencies and Knowledge na Porto Business School, bem como o curso de preparação para Revisora Oficial de Contas na Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, cobrindo as matérias de Economia, Direito, Contabilidade e Auditoria (curso de 544 horas). Possui formação dada pela Porto Business School, em Controlo de Gestão e Avaliação de Performance e Licenciatura em Auditoria pelo ISCAP.
Apresentou o trabalho "O European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG) e o Accounting Regulatory Committee (ARC)" na Conferência: "Contabilidade em Portugal – As novas exigências da normalização contabilística a partir de 2005", realizada no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, em 3 de Abril de 2003.
Ler mais...

José Manuel de Castro Oliveira

 Gestor e professor coordenador do ensino superior

Percurso académico desenvolvido na área da gestão, estratégia e marketing com doutoramento em Ciências Empresariais pela Universidade do Minho e lecionação em várias instituições de ensino superior.

Especialidades académicas e profissionais em:  Gestão;  Estratégia;  Gestão de serviços e operações; Gestão de equipas (comerciais e técnicas);  Marketing; Comunicação;  Economia circular; Processos de desmaterialização; Sustentabilidade; Gestão de resíduos (REEE’s).
Sólida experiência profissional adquirida em contexto multinacional (Ricoh) na administração e direção de serviços técnicos. Experiência adicional na gestão de resíduos (REEE’s) e economia circular obtida na Electrão - Associação de Gestão de Resíduos no desempenho das funções de presidente do conselho de administração, administrador e membro da comissão executiva.​
.
Ler mais...

Pedro Sá

Innovation & Business Development Director - Polisport

Licenciado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Aveiro. Especialista em Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, Gestão de Projetos, Desenvolvimento de Novos Negócios.

Possui experiência profissional de 18 anos nas áreas da sua especialização, tendo sido Supplier & Customer Quality manager de 2004 a 2006, diretor de pesquisa e desenvolvimento e engenharia, de 2007 a 2015, sendo atualmente diretor de invoação e desenvolvimento de negócios na Polisport, O Grupo Polisport é líder mundial em porta-bebés, especializado em acessórios para bicicleta e motos e está estabelecido como líder de mercado com uma crescente presença internacional. Exporta 97% da sua produção e possui 9 marcas no seu portfolio.
Ler mais...

Marcelo Ferreira Rodrigues

Partner – PwC

Licenciado em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Possui os certificados CISA ("Certified Information Systems Auditor"), CISM ("Certified Information Security Manager").

Tem mais de 16 anos de experiência profissional. Iniciou o percurso profissional na área de administração de sistemas, tendo posteriormente integrado a Sonaecom como programador.
Em 2010 iniciou carreira na PwC, onde se encontra atualmente a coordenar a prática de ciber-segurança no departamento de Risk Assurance Services.
Experiência na avaliação dos Controlos Gerais de Tecnologias de Informação (ITGC).. Coordenador e executor de testes de análise de vulnerabilidade e testes de intrusão com recurso a metodologias internacionais e na criação de planos de remediação. Validação da segurança na camada de rede, sistema operativo, bases de dados e respetivas aplicações. Estratégia Cloud — Validação do atual ambiente informático e criação de modelo de avaliação da melhor solução (Datacenter próprio vs externalização para Cloud). Security Asessment - Validação das melhores práticas existentes em clientes, e reportar oportunidades de melhoria. Workshops Security Awareness.
Ler mais...

José Miguel Teixeira

Senior Manager – PwC

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Pós Graduado em Gestão de Fraude pela EGP-UPBS, CIA – Certified Internal Auditor, pelo Institute of Internal Auditors, CFE – Certified Fraud Examiner, pela Association of Certified Fraud Examiners, Revisor Oficial de Contas.

Docente no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Auditoria Interna), e na Universidade Católica do Porto (Tecnologias de Informação de apoio à Auditoria).
Integrou a PwC em 2009, tendo prestado serviços de Auditoria Financeira em diversos sectores de atividade. Tem experiência em Report Financeiro em SNC e IFRS. Como Senior Manager de Risk Assurance Services gere projetos de Avaliação de Auditoria Interna segundo as Normas do IIA, cordena e executa projetos de co-sourcing e outsourcing da função de Auditoria Interna, em ambiente nacional e multinacional. Com experiência na implementação da função de Auditoria Interna. Coordena projetos relacionados com avaliação e otimização de processos, e verificação de compliance de procedimentos. Membro de equipa responsável pelo desenvolvimento de Software de apoio à auditoria Financeira na componente de Análise Massiva de dados. Experiente no desenvolvimento de Software para reporting financeiro, nomeadamente no que diz respeito a Consolidação de Contas e IFRS16. Desenvolve ações de formação Internas e Externas da PwC na área de Auditoria Interna e Gestão de Risco e Análise de Dados.
Ler mais...

Afonso Dias Coelho

Manager da PwC – Data Analytics

Manager da equipa de Data Analytics da divisão de Consulting da PwC Portugal, o Afonso dedica-se aos temas de machine learning e construção de soluções de BI que potenciam a utilização de dados internos e externos às organizações.

É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e tem uma pós-graduação em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho pela Porto Business School. Atualmente, encontra-se a desenvolver a tese de Mestrado em Data Analytics da Faculdade de Economia do Porto.
Na área de Data & Analytics o Afonso trabalha em várias linguagens e ferramentas de tratamento, análise e visualização de dados, nomeadamente SQL, Python, R, Alteryx (com certificado de Alteryx Designer Core) e Power BI.
Ao longo da sua carreira na PwC o Afonso foi responsável pela equipa operacional e participou em diversos projetos dos quais se destacam:
  • Construção de soluções de Business Intelligence
  • Análise de processos de negócio baseados em dados (process mining)
  • Análise forense com recurso a técnica de exploração e visualização de dados
  • Criação e Transformação de modelos de informação de gestão e tratamento de dados.
Ler mais...

Quitério Paulo - TTI - Success Insights International

Mestre em Ciências de Gestão (INDEG/ISCTE)/Universidade de Lisboa. Professor convidado (Pós-Graduação e Mestrado Executivo) em Sales Management (INDEG/ISCTE).

Partner na TTI - Success Insights International (Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde).
Coach nível PCC (Professional Certified Coach), outorgado pela ICF.
Possui larga experiência na conceção e organização de projetos de consultoria e formação, incluindo-se: realização de coaching executivo para quadros High Potentials, projeto Top Down na área de Change Management e Transformação de Cultura em empresas multinacionais.
Ler mais...

Ricardo Ferreira

Owner – Oporto Glam Houses

Licenciado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Proprietário da Oporto Glam Houses desde janeiro de 2023.

Diretor do departamento de engenharia da Polisport, de 2015 a 2022, era responsável pela coordenação das equipas de projeto, moldes e especificação, gestão de homologações, patentes e certificações de produto, supervisão do portefólio de projetos e participação na definição, acompanhamento e evolução da estratégia do grupo Polisport. Possui experiência na sua área de especialização de 18 anos. Foi orientador de Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Ler mais...





3.ª Edição - Prazos para apresentação de candidaturas, matrículas e inscrição 

1.ª Fase

Apresentação de Candidatura - de 20 de março a 14 de julho 2023

Publicação dos resultados - 21 de julho de 2023   Resultados 1.ª Fase

Matrícula e Inscrição (Presencial) : de 24 a 28 de julho de 2023


2.ª Fase

Apresentação de Candidatura - de 31 de julho a 08 de setembro de 2023

Publicação dos resultados - 11 de setembro de 2023             Resultados 2.ª Fase

Matrícula e Inscrição (Presencial) : de 12 a 20 de setembro de 2023


Candidatura

A apresentação de candidaturas realiza-se mediante o envio de email para candidaturas.mba.gemp@umaia.pt, com a seguinte documentação:

  • Curriculum Vitae atualizado;
  • Carta de motivação;
  • Cópia digitalizada dos certificados de habilitações.
  • Documento  no qual deve constar a seguinte informação:
    • Nome completo
    • Morada
    • NIF
    • Número do documento de identificação (se cartão de cidadão incluir os dígitos de controle)
    • Contacto telefónico
    • Email para contacto 
Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional pode ser solicitado ao diretor do curso: coord.mba.gemp@umaia.pt
O contacto na Universidade da Maia é o gabinete de pós-graduações   Email: pos-graduacoes@umaia.pt

Propinas
Consultar Propinas - Formação Pós-Graduada  





Avaliação

  1. Exame por módulos. O módulo introdutório não é sujeito a avaliação. No  III módulo (módulo de Gestão) serão efetuados dois exames (o primeiro exame incluirá as UC até e incluindo Cibersegurança) e o segundo exame destina-se a avaliar as restantes UC. 
  2. Apresentação de trabalho no final, o qual deve englobar matéria de uma ou mais das unidades curriculares.

​Diplomas

  • Certificado de especialização para os formandos que:
    • tenham estado presentes em ¾ das aulas;

    • tenham concluído com sucesso (nota mínima de dez valores) nos 3 módulos sujeitos a avaliação;

    • tenham efetuado o trabalho final.

 Certificado de frequência, desde que o formando esteja presente em ¾ das aulas.  

Conteúdos 

Contactos
Universidade da Maia - ISMAI

Avenida Carlos de Oliveira Campos - Castêlo da Maia / 4475-690 Maia

 Linha Azul:  (+351) 808 202 214
  Email: pos-graduacoes@umaia.pt​​​​


Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional pode ser solicitado ao diretor do curso: coord.mba.gemp@umaia.pt

​Datas de Candidatura 1.ª Fase

Candidatura - até 18 de agosto a 11 de setembro de 2022 

Publicação dos resultados - 13 de setembro de 2022            Resultados da Candidatura

Matrícula e Inscrição (Presencial) : de 14 a 28 de setembro de 2022


​Datas de Candidatura 2.ª Fase

Candidatura - até 27 de setembro de 2022

Publicação dos resultados - 28 de setembro de 2022             

Matrícula e Inscrição (Presencial) : de 28 e 29 de setembro de 2022

Candidatos admitidos 2.ª Fase

  1. Rui Miguel da Cunha Silva 


Candidatura

A candidatura realiza-se mediante o envio de email para candidaturas.mba.gemp@umaia.pt, com a seguinte documentação:

  • Curriculum Vitae atualizado;
  • Carta de motivação;
  • Cópia digitalizada dos certificados de habilitações.
  • Documento  no qual deve constar a seguinte informação:
    • Nome completo
    • Morada
    • NIF
    • Número do documento de identificação (se cartão de cidadão incluir os dígitos de controle)
    • Contacto telefónico
    • Email para contacto 

Contactos
Universidade da Maia - ISMAI
  Avenida Carlos de Oliveira Campos - Castêlo da Maia / 4475-690 Maia
 Linha Azul: (+351) 808 202 214
  Email: pos-graduacoes@umaia.pt​​​​

Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional pode ser solicitado ao diretor do curso: coord.mba.gemp@umaia.pt

Interessado?

Candidata-te aqui