Galardão Platina Healthy Campus da FISU

in Jornal de Notícias

domingo, 12 junho 2022

"Jornal de Notícias – Galardão Platina Healthy Campus da FISU"

O programa de certificação Healthy Campus desenvolvido pela FISU (Federação Internacional de Desporto Universitário) e Maio de 2020, visa contribuir para que as instituições de ensino superior disponham de um referencial visando a melhoria de todos os aspetos do bem-estar da comunidade escolar em geral, e dos estudantes em particular.

O programa de certificação Healthy Campus considera que as instituições de ensino superior devem constituir um ambiente propício, uma porta de entrada para encorajar os seus estudantes, docentes e funcionários a praticar um estilo de vida saudável e sustentável, onde o acesso e as oportunidades nas áreas de atividade física, saúde e nutrição sejam uma parte diária da pulsante vida no campus.

A 27 de maio de 2022, teve lugar na Universidade Livre de Bruxelas a primeira cerimónia de premiação das instituições candidatas, na qual a FISU concedeu um selo de certificação Healthy Campus a 43 instituições de ensino superior de todo o mundo.

O selo 'Platina', correspondente ao mais alto nível de certificação foi atribuída apenas a 18 destas instituições, entre as quais se inclui a Universidade da Maia e o Instituto Politécnico da Maia – IPMAIA, as primeiras e únicas instituições de ensino superior privadas portuguesas a ser distinguidas com este galardão.

Com este reconhecimento e distinção, a Universidade da Maia e o Instituto Politécnico da Maia, voltam a diferenciar-se pela excelência das suas práticas e políticas sustentáveis, num contexto que exige responsabilidade social a todos os agentes envolvidos no sistema educativo.

O selo 'Platina' do programa Healthy Campus da FISU constitui, assim, mais um forte estímulo ao projeto de desenvolvimento, expansão e valorização dos espaços edificados e a edificar, em prol da melhoria da qualidade de vida do campus de estuantes, docentes, e funcionários.