Mestrado

Gestão de Empresas

Departamento de Ciências Empresariais

​​

Coordenação de Curso

Maria Alberta Couto Cruz Oliveira

Destinatários

Este Mestrado está especialmente adaptado a não-gestores que queiram desenvolver as suas competências na área das ciências empresariais.

Licenciados em Ciências da Comunicação, Contabilidade, Economia, Gestão de Empresas, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão do Desporto, Informática de Gestão, Relações Públicas, Turismo, ou áreas afins, ou equivalente legal.

Registos

Plano de Estudos 2022 - Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número n.º R/A-Ef 885/2011/AL02
Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A -Ef 885/2011/AL01

Publicação em Diário da República

Novo Plano de Estudos 2022 - Publicação em Diário da República, Aviso 11293/2022 (2.ª série) ,  N,º 107 de 2 de junho de 2022
Publicação em Diário da República, Aviso nº 10782/2015 (2ª série), Nº 185 de 22 de setembro de 2015.

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 3 anos
Data da Publicação: 11-04-2022

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

Este ciclo de estudos tem como objetivo fundamental formar profissionais especializados com competências em distintas áreas da gestão, designadamente, nas suas dimensões estratégica, operacional e tecnológica. Pretende-se, assim, que os Mestres em Gestão de Empresas desenvolvam competências científicas e funcionais, transversais e multidisciplinares no âmbito das Ciências Empresariais, que permitam a implementação de soluções estratégicas e operacionais orientadas para o mercado, consubstanciadas na oferta de produtos e/ou serviços de valor superior, que contribuam para o aumento da sustentabilidade social e do bem-estar da sociedade.

Podem candidatar-se ao Mestrado em Gestão de Empresas os:
  1. Titulares do grau de licenciado em cursos nas áreas das Ciências Empresariais, das Ciências Sociais e do Comportamento e áreas afins, ou equivalente legal; 
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; 
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do ISMAI; 
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do ISMAI.

Saídas Profissionais

Todas as profissões e cargos relacionados com a área cientifica das Ciências Empresariais. Proporciona as competências básicas para a criação do próprio emprego.

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do ISMAI.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Gestão de Empresas (2º ciclo)

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

Um Mestrado ajustado às necessidades de quem não tenha formação específica na área da gestão.
Este Mestrado está especialmente adaptado a não-gestores que queiram desenvolver as suas competências na área das ciências empresariais.

Os mestres em Gestão de Empresas do ISMAI apresentarão competências acrescidas ao nível do empreendedorismo, podendo criar o seu próprio emprego ou empresa, assim como estarão mais habilitados para exercer funções de gestão geral ou de gestão setorial, em qualquer área de negócios.
Docentes deste Mestrado estão integrados em Unidades de Investigação classificadas com “Very Good“ Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e o Centro de Estudos Transdiciplinares para o Desenvolvimento (CEDTRAD) e com “Good“ Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos (DH-CII) e Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) em avaliação internacional no âmbito da FCT.

  • Angela Maria Carvalho Macedo Malcata 
  • Carlos Manuel Ferreira dos Santos
  • Célio Alberto Alves de Sousa
  • Cristina Teresa Salvador Rebelo
  • Eva Cristina Petiz de Freitas Lousã
  • João António Bahia de Almeida Garret
  • Joao Paulo Oliveira Pinto
  • Joaquim Fernando Monteiro Pratas
  • Jose Luis Tavares Pires Dias Reis
  • Jose Manuel Silva Carvalho Vieira
  • Maria Alberta Couto Cruz Oliveira
  • Maria Amelia Sineiro Andrade
  • Pedro Miguel Araújo Rodrigues
  • Reinaldo Jorge Sousa Santos
  • Ricardo Vergueiro Fernandes Costa
  • Sandra Maria Fevereiro Marnoto

Informação Relevante

Este Mestrado está também especialmente adaptado a não-gestores que queiram desenvolver as suas competências na área das ciências empresariais.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Francesca Bortot
Alumna
Frequentar o ISMAI tem sido um privilégio e um motivo de orgulho. - Ver testemunho completo

       Candidata-te aqui