Formação Pós-Graduada

MBA em Gestão Empresarial

Departamento de Ciências Empresariais

Coordenador do Curso ​

 

João Rodrigues 

Comissão Científica

João Rodrigues (Revisor Oficial de Contas)

Hugo Salgueirinho Maia (PwC)

Paula Cristina Vaz (PwC)

Objetivos

O MBA em Gestão Empresarial tem como objetivo proporcionar formação de âmbito prático, de forma a proporcionar aos formandos conhecimentos valorizados pelo mercado de trabalho, constituindo assim uma importante mais-valia, quer para a entrada no mercado de trabalho, quer para uma eventual mudança de carreira profissional, quer para o reforço e consolidação de conhecimentos de forma a permitir uma progressão na sua carreira, bem como para quem tem formação e/ou experiência noutras áreas, desde a engenharia, direito, gestão do desporto, gestão de atividade hoteleiras, marketing, etc, e que pretendam adquirir mais conhecimentos a nível da gestão.  

Não sendo um curso conferente de grau, não é requerida licenciatura para se candidatarem ao MBA.

Tendo em conta os objetivos acima enunciados. o corpo docente é essencialmente constituído por profissionais com grande experiência na sua área de conhecimento, sendo quase todos quadros da PwC (PricewaterhouseCoopers) ou ex-quadros da PwC.

Calendário

Início das aulas a 15 de outubro de 2021

Horários

Aulas às sextas-feiras (das 19.15h às 22.15h) e sábados (das 09.15h às 12.15h)

Regime de aulas

Presencial (preferencialmente), podendo ser à distância, dependendo da evolução da pandemia.

Propinas

Consultar Propinas - Formação Pós-Graduada  

João Rodrigues 

Revisor Oficial de Contas

Revisor Oficial de Contas independente.Ex- Director da Divisão de Auditoria da PricewaterhouseCoopers (PwC). Doutorado em Gestão e Mestre em Contabilidade e Finanças Empresariais. Ex- Membro do Comité Técnico da PwC

Ex- Membro do Comité Técnico da PwC. Docente de cursos de mestrado e licenciatura em Contabilidade e Auditoria. Docente da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas em cursos para ROC’s e seus colaboradores. Diretor e formador do MBA Pré-Executivo no ISCAP, de 2019 a 2021. Participou no estudo internacional GAAP 2000 e GAAP 2001 (survey com a comparação das regras nacionais com as IAS). Especialista em IFRS e em SNC, ministrou inúmeros cursos sobre IFRS e sobre o SNC, tendo estado igualmente envolvido na implementação de importantes projetos de conversão de contas para IFRS e SNC e na elaboração de manuais de contabilidade em IFRS. Autor dos livros “SNC Explicado” e “Participações Financeiras e Consolidação de Contas”, ambos da Porto Editora.
Ler mais...

Hugo Salgueirinho Maia

Diretor - PwC

Director da área de Impostos Indirectos (IVA, IEC e Direitos Aduaneiros) do Departamento Fiscal da PwC (Portugal, Angola e Cabo Verde). Licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto. Pós-graduado em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Pós-graduado em IVA na União Europeia pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Especialista em IVA, tem dedicado os últimos anos à prática de Consultoria em sede deste imposto, com contacto com todo o tipo de organizações privadas e públicas, com especial , com especial relevo em temas como supply chains, optimização dos métodos de dedução de sujeitos passivos mistos e recuperação do IVA de créditos incobráveis e de cobrança duvidosa. Autor de diversos artigos e livros em matéria de IVA, tem colaborado como docente/formador em temas de impostos indirectos em diversas instituições, incluindo a Universidade Católica Portuguesa e o ISAG, entre outras. Formador e membro da Comissão Científica de 2019 a 2021 no MBA Pré-Executivo no ISCAP.
Ler mais...

 

Paula Cristina Vaz

Senior Manager - PwC

Integra a PwC desde 2010, sendo atualmente Senior Manager no departamento de Tax Reporting & Strategy (TRS). Licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto e Mestre em Finanças e Fiscalidade pela mesma Faculdade.


Desde a integração nos quadros da PwC tem participado em diversos projetos na área contabilística, fiscal e salários, em empresas nacionais e multinacionais em Portugal e no estrangeiro. Atualmente é responsável pelo acompanhamento de uma vasta carteira de clientes de variados setores de atividade, tais como setor energético, serviços, tecnologia, entre outros. Ao longo da carreira profissional tem vindo a participar como formador em diversos cursos de formação na área fiscal e contabilística, sendo de 2019 a 2021 formadora e membro da Comissão Executtiva no MBA Pré-Executivo no ISCAP.
Ler mais...

 

 Ana Reis

Tax Partner na CNA - Sociedade de advogados/ANDERSEN

  • Formação Licenciada em Economia (1991) e em Direito (2018) ;
  • MBA e Pós-Graduação em Gestão e Fiscalidade, pelo Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais (2002 e 1994) ;
  •  PwC Strategic Positioning Programme – Blue Ocean Strategy, pelo INSEAD (2016) ;
  • Advanced Development program, Business Administration and Management, pela Universidade Nova - Nova School of Business and Economics (2019).
Experiência profissional 
  • Diretora do Corporate Tax department da PricewaterhouseCoopers (1994-2021) 
  • Gestora de Patrimónios na área de Private Banking do Banco Português de Investimentos, SA (1993-1994) 
  • Auditora na Price Waterhouse (1991-1993) 
  • Docente no Mestrado em Fiscalidade no Instituto Politécnico da Cávado e do Ave (IPCA) 
  • Docente no MBA Pré-Executivo do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP) 
  • Docente no curso de Pós-graduação em Direção de Empresas na Porto Business School (PBS) 
  •  Docente no curso de Pós-graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde na Porto Business School (PBS) 
  • Docente no curso de Pós-graduação em Fiscalidade do Instituto Superior de Gestão e Administração (ISAG)
Ler mais...


 Aline Soares

Senior Associate – PwC
Senior Associate no departamento de Tax Reporting & Strategy (TRS) da PwC. Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto.

Inciou a sua carreira como auditora de sociedades de revisores ofisciais de contas. Desde a integração nos quadros da PwC tem participado em diversos projetos na área contabilística, em empresas nacionais e multinacionais. Participa como formadora interna em cursos de formação na área contabilística na PwC.
Ler mais...


 Ana Catarina Vieira

Diretora de Impostos – Remote

Tem uma experiência significativa no setor comercial e industrial em várias áreas de negócio e setores, bem como diversa experiência a nível da tributação internacional, tendo sido anteriormente senior maanger da divisão de TAX da PwC.

Participou, como oradora, em cursos, seminários e conferências conexas com a fiscalidade promovidos pela PwC em Portugal e no estrangeiro. Participou regularmente como formadora em formações promovidas pela PwC internamente e a clientes, bem como em sessões de formação na Universidade Católica do Porto, na área de fiscalidade. Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, estando neste momento a realizar provas como Revisora Oficial de Contas. Colabora regularmente com vários jornais em matérias fiscais, sendo ainda docente no ensino superior.
Ler mais...


 Mariana Pizarro

Diretor  - PwC

Diretor da divisão de Consultoria Fiscal, integrando a divisão de Preços de Transferência do escritório da PwC, no Porto, no qual ingressou em novembro de 2012. Iniciou a sua carreira profissional na Deloitte em 2005.

Como consultora fiscal na área de preços de transferência, colabora regularmente com clientes dos mais diversos setores de atividade em projetos como o apoio na análise/implementação de reestruturações de negócio e de modelos de pricing, elaboração de análises estatísticas e financeiras de avaliação da rendibilidade das empresas e dos indicadores de performance, com recurso a estudos benchmarking, e projetos de documentação fiscal. Pertence à equipa de Quality & Risk Management – Tax desde março 2014. Licenciada em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica, em 2005. Executive Master em Auditoria e Controlo de Gestão, na Escola de Gestão Empresarial da Católica Porto, em 2010. Participou e concluiu o Programa Desarollo de Talento, no IESE Business School, em Madrid, em 2014. Colabora regularmente com vários jornais em matérias fiscais, sendo ainda docente no ensino superior.
Ler mais...


 Levi França Machado

Head of Labour – CCR Legal

 Levi França Machado é Associado da CCR Legal (pertencente à network da PwC), sendo coordenador de Direito Laboral. Licenciado em Direito na Universidade Católica Portuguesa (2007).

Tem desenvolvido a sua atividade nas áreas do Direito do Trabalho, da Segurança Social, Imigração e Contencioso Laboral, assessorando clientes nacionais e internacionais nos mais diversos setores de atividade económica, prestando serviços no âmbito da assessoria laboral corrente, processos de reestruturação, auditorias legais, contencioso laboral, negociação coletiva, contratação e legalização de cidadãos estrangeiros. Antes de integrar a CCR era Associado Sénior no departamento de Direito Laboral e da Segurança Social da F. Castelo Branco & Associados, onde colaborou entre 2007 e 2019.
Ler mais...


 Ana Carvalho Reis

Manager - PwC

 Tax Manager da equipa de People & Organisation do departamento fiscal da PwC Portugal.

Licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto (FEP), iniciou a sua carreira profissional em 2010 em consultadoria numa “Big four”, na área de Global Employer Services, tendo posteriormente ingressado na Sonae na área de Compensation & Benefits and International Mobility. Conta já com mais de 8 anos de experiência na prestação de assistência nas áreas de consultoria fiscal, em sede de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), e parafiscal, em sede de Segurança Social, não apenas a empresas Portuguesas, empresas multinacionais e seus colaboradores, bem como a clientes individuais.
Ler mais...


 José Miguel Oliveira – Grupo Rangel

Doutor em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Pós-Doutorado em Contabilidade e Cálculo Actuarial pela Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo

Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Rangel desde fevereiro de 2017. Diretor dos Serviços Partilhados do Grupo Efacec (maio 2016 a fevereiro de 2017). Diretor do Grupo Auto Sueco (abril de 2006 a abril de 2016). Manager da PwC de setembro de 1998 a março de 2006. Autor do livro “A Contabilidade do Mosteiro de Arouca”, Edicões RIRSMA (2005). Professor auxiliar convidado da Universidade Católica, curso de Mestrado em Controlo de Gestão, da Católica Business School e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Ler mais...


 Joaquim Castro – Bankinter

Licenciado em economia pela FEP, frequentou e concluiu com aproveitamento um programa de formação de executivos da AESE. Tem um percurso de 30 anos de banca, com passagem pelas seguintes entidades, Lloyds Bank, BBVA, Barclays e Bankinter.

Iniciou a sua carreira na área do corporate banking, geriu uma rede retalho de 25 agencias e liderou o desenvolvimento do negocio de medias empresas no Barclays, que teve 21 centros de empresas operacionais , 115 colaboradores e cerca de 3500 clientes. Atualmente é o responsável em Portugal pelo Banca de Investimento do Bankinter, atuando na área de fusões e aquisições, mercado capitais ( empréstimos obrigacionistas, IPO ) e financiamento estruturado ( sindicato bancários e project finance).
Ler mais...


 José Diogo Silva – Ideia Azul

Licenciado em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia do Porto, Pós-Graduação em Gestão de Sistemas de Informação e Especialização em Modelização Financeira.

Consultor especialista em diagnóstico e desenvolvimento empresarial, estudos económicos e de viabilidade de projetos de investimento, incentivos financeiros ao investimento e benefícios fiscais.
Ler mais...


 Marcelo Ferreira Rodrigues

Director – PwC

Licenciado em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Possui os certificados CISA (“Certified Information Systems Auditor”), CISM (“Certified Information Security Manager”).

Tem mais de 15 anos de experiência profissional. Iniciou o percurso profissional na área de administração de sistemas, tendo posteriormente integrado a Sonaecom como programador. Em 2010 iniciou carreira na PwC, onde se encontra atualmente a coordenar a prática de ciber-segurança no departamento de Risk Assurance Services. Experiência na avaliação dos Controlos Gerais de Tecnologias de Informação (ITGC).. Coordenador e executor de testes de análise de vulnerabilidade e testes de intrusão com recurso a metodologias internacionais e na criação de planos de remediação. Validação da segurança na camada de rede, sistema operativo, bases de dados e respetivas aplicações. Estratégia Cloud — Validação do atual ambiente informático e criação de modelo de avaliação da melhor solução (Datacenter próprio vs externalização para Cloud). Security Asessment - Validação das melhores práticas existentes em clientes, e reportar oportunidades de melhoria. Workshops Security Awareness
Ler mais...


 José Miguel Teixeira

Senior Manager – PwC

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Pós Graduado em Gestão de Fraude pela EGP-UPBS, CIA – Certified Internal Auditor, pelo Institute of Internal Auditors, CFE – Certified Fraud Examiner, pela Association of Certified Fraud Examiners, Revisor Oficial de Contas.

Docente no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Auditoria Interna), Docente na Universidade Católica do Porto (Tecnologias de Informação de apoio à Auditoria). Integrou a PwC em 2009, tendo prestado serviços de Auditoria Financeira em diversos sectores de atividade. Tem experiência em Report Financeiro em SNC e IFRS. Como Senior Manager de Risk Assurance Services gere projetos de Avaliação de Auditoria Interna segundo as Normas do IIA, cordena e executa projetos de co-sourcing e outsourcing da função de Auditoria Interna, em ambiente nacional e multinacional. Com experiência na implementação da função de Auditoria Interna. Coordena projetos relacionados com avaliação e otimização de processos, e verificação de compliance de procedimentos. Membro de equipa responsável pelo desenvolvimento de Software de apoio à auditoria Financeira na componente de Análise Massiva de dados. Experiente no desenvolvimento de Software para reporting financeiro, nomeadamente no que diz respeito a Consolidação de Contas e IFRS16. Desenvolve ações de formação Internas e Externas da PwC na área de Auditoria Interna e Gestão de Risco e Análise de Dados.
Ler mais...


 Afonso Dias Coelho

Manager da PwC – Data Analytics

Manager da equipa de Data Analytics da divisão de Consulting da PwC Portugal, o Afonso dedica-se aos temas de machine learning e construção de soluções de BI que potenciam a utilização de dados internos e externos às organizações.

É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e tem uma pós-graduação em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho pela Porto Business School. Atualmente, encontra-se a desenvolver a tese de Mestrado em Data Analytics da Faculdade de Economia do Porto. Na área de Data & Analytics o Afonso trabalha em várias linguagens e ferramentas de tratamento, análise e visualização de dados, nomeadamente SQL, Python, R, Alteryx (com certificado de Alteryx Designer Core) e Power BI. Ao longo da sua carreira na PwC o Afonso foi responsável pela equipa operacional e participou em diversos projetos dos quais se destacam: • Construção de soluções de Business Intelligence • Análise de processos de negócio baseados em dados (process mining) • Análise forense com recurso a técnica de exploração e visualização de dados • Criação e Transformação de modelos de informação de gestão e tratamento de dados.
Ler mais...


 Quitério Paulo - Success Insights International

Mestrado em Ciências de Gestão (INDEG/ISCTE)/Universidade de Lisboa.

Partner na TTI Success Insights  para Portugal e Palops.  Especialização em desenvolvimento de líderes e quadros executivos de elevado potencial.
Ler mais...





​Datas de Candidatura 1. Fase  

Candidatura  -   02 de agosto a 11 de setembro de 2021 

Publicação de resultados - 13 de setembro de 2021          Resultados 

Matrícula e Inscrição (Presencial) : de 14 de setembro a 07 de outubro de 2021

Datas de Candidatura 2.ª Fase 

Candidatura: de 13 de  setembro a 30 de setembro 

Publicação de resultados - 1 de outubro de 2021          

Matrícula e Inscrição (Presencial) : de 04 a 07 de outubro de 2021 Resultados 

Consultar Propinas - Formação Pós-Graduada  


Candidatura

A candidatura realiza-se mediante o envio de email para candidaturas.mba.gemp@ismai.pt, com a seguinte documentação:

  • Curriculum Vitae atualizado;
  • Carta de motivação;
  • Cópia digitalizada dos certificados de habilitações.
  • Documento  no qual deve constar a seguinte informação:
    • Nome completo
    • Morada
    • NIF
    • Número do documento de identificação ( Se Cartão de cidadão incluir os dígitos de controle)
    • Contacto telefónico
    • Email para contacto 

Contactos
Universidade da Maia - ISMAI
  Avenida Carlos de Oliveira Campos - Castêlo da Maia / 4475-690 Maia
 Linha Azul  (+351) 808 202 214
  Email info@ismai.pt​​​​







Avaliação

  1. Exame por módulos, Não existirão exames de recurso nem época especial. O módulo introdutório não é sujeito a avaliação.
  2.  Apresentação de trabalho no final, o qual deve englobar matéria de uma ou mais das unidades curriculares.

​Diplomas

- Certificado de especialização para os formandos que:

-  tenham estado presentes em ¾ das aulas;

- tenham média mínima de dez valores no conjunto dos três exames, não podendo em nenhum deles ter classificação inferior a seis valores;

- tenham efetuado o trabalho final.

- Certificado de frequência, desde que o formando esteja presente em ¾ das aulas. 

 

Conteúdos

Contactos
Universidade da Maia - ISMAI
  Avenida Carlos de Oliveira Campos - Castêlo da Maia / 4475-690 Maia
 Linha Azul  (+351) 808 202 214
  Email info@ismai.pt​​​​



Interessado?

Candidata-te aqui