Ciclo de Cinema Experimental

Sessão3 – Sociedade

quarta-feira, 29 novembro 2023 - 14:30 a 23:55
Auditório

Ciclo de Cinema Experimental
Sessão3 – Sociedade 

14.30h - 29 Novembro 2023 – Auditório 
Convidadas: Valéria Sousa-Gomes e Sofia Neves 

 

Na próxima quarta, dia 29 Novembro, pelas 14.30h, na Universidade da Maia, irá decorrer a terceira sessão do Ciclode Cinema Experimental.  

 

Esta sessão é dedicada ao tema Sociedade e constituída pelas seguintes curtas-metragens: Anthem (11'', 1983) de Bill Viola, Tornado (4', 2002) de Lynne Sachs e Songs One Two Three (14', 2014) de Leslie Thornton. A exibição dos filmes é seguida por uma conversa com as Professoras Valéria Sousa-Gomes e Sofia Neves. 

 

Este ciclo de quatro sessões de cinema experimental, coloca o enfoque na sua história e demonstra como os processos narrativos e performativos foram alterados nos modos de conceção, produção e receção ao longo do tempo. Desde a influência da arquitetura e da televisão na narrativa, às mudanças sociais e culturais que influenciam a maneira como contamos histórias, até aos filmes abstratos que desafiam as convenções narrativas e performativas, o cinema experimental oferece uma visão única e provocativa da narrativa audiovisual. 

As sessões deste ciclo de cinema apresentam um conjunto de filmes (curtas e longas-metragens) selecionados pela sua qualidade e relevância histórica. 

 

As sessões são organizadas para a comunidade da Universidade da Maia e abertas a todos os interessados no cinema experimental.​