EU-SELF

Social and Emotional Skills Development in Early Childhood Education and Care in Europe

Âmbito Geográfico Internacional
Data de Início
01/11/2019

Data de Fim
30/04/2022

Referência
Project ID: 2019-1-BG01-KA201-062593

Instituição Financiadora Erasmus+ / KA2 Parcerias Estratégicas / Ensino Escolar
Valor Financiamento 259.845€
Parceiros
New Bulgarian University (Universidade, Bulgária) - Coordenador https://nbu.bg/en 
Galileo Progetti Nonprofit Korlátolt Felelösségü Társaság (Empresa Social, Hungria) http://www.galileoprogetti.hu/ 
Kindergarten 37 Valshebstvo (Jardim Infantil, Bulgária) http://dg37sofia.com 
Centro Social de Soutelo (Centro Social, Portugal) www.centrosocialsoutelo.org 
Javna Ustanova Univerzitet u Tuzli Universitas StudiorumTuzlaensis (Universidade, Bosnia and Herzegovina) www.untz.ba 
Privatna Predskolska Ustanova "Montessori IQ kutak" (Jardim Infantil, Bosnia and Herzegovina) - www.montessorituzla.ba  
EramsusShogeschool, Brussel  (Escola, Bélgica) - http://www.ehb.be 
Maiêutica - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
Lunds Universitet (Universidade, Suécia) www.lu.se 

Estado Em Curso

O desenvolvimento de competências sociais e emocionais na criança é fundamental para que esta cresça de forma saudável. O projeto irá desenvolver uma plataforma digital, com conteúdos interativos, relacionados com a avaliação e promoção de Competências Sociais-Emocionais e a intervenção educativa no ensino pré-escolar.

Objetivos

O desenvolvimento de competências sociais e emocionais na criança é fundamental para que esta cresça de forma saudável. No entanto, com alguma regularidade, falta informação técnico-científica, com evidências de eficácia e validade, sobre quais competências, como promovê-las, como as adaptar em contexto educacional, entre outros aspectos, para que as instituições educativas, famílias e técnicos possam investir na sua promoção. O projeto EU-SELF pretende estabelecer a ponte entre o conhecimento científico e a implementação desse conhecimento na prática. O projeto irá desenvolver uma plataforma digital, com conteúdos interativos, relacionados com a avaliação e promoção de Competências Sociais-Emocionais e a intervenção educativa no ensino pré-escolar. Esta plataforma pretende constituir-se como um centro de recursos e de intercâmbio entre educadores, investigadores e stakeholders de diferentes países, criando uma comunidade digital focalizada sobre as competências sócio-emocionais.

Resultados (outputs)

O1. EU-SELF - Digital web-based platform

O2. Social and Emotional Skills Assessment, Development and Intervention in European Countries

O3. EU-SELF - Social and Emotional Skills in Early and Preschool Children

O4. Teachers and Parents Attitudes and Actions towards Early and Preschool Children Social and Emotional Development

 Website do projeto

Equipa interna do projeto

Doutor Francisco Machado
Doutora Carla Peixoto 
Dr. Jaime Fins

 

Erasmus+.jpg
Francisco Luís Baptista de Sá Machado
Coordenador Projeto

Psicólogo, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), licenciado pelo Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), e especializado na área de Psicologia Escolar e da Educação e Psicologia Clínica da Saúde. Professor auxiliar e investigador no ISMAI, desde 2001, na licenciatura em Psicologia e nos mestrados de Psicologia Escolar e da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde. Atualmente é supervisor de estágios académicos e profissionais na área da Psicologia Escolar. Coordenador do mestrado de Psicologia Escolar e da Educação do ISMAI e desenvolve atividades de investigação nas áreas de Aceitação-Rejeição Interpessoal, Parentalidade, Violência Escolar e Orientação Vocacional. É investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20) e do Center for the Study of Interpersonal Acceptance and Rejection (CSIAR) da University of Connecticut, EUA e Presidente da Sociedade Internacional para o Estudo da Aceitação-Rejeição Interpessoal (ISIPAR).

Para mais informações

Coordenador Projeto