G-Guidance

Gamified Career Guidance: Promoting Meaningful and Participative Career Construction and Vocational Development through a Gamified Digital Platform

Âmbito Geográfico Internacional
Data de Início
01/09/2019

Data de Fim
31/08/2022

Referência
2019-1-PT01-KA201-061342

Instituição Financiadora Programa Erasmus+ / KA2 Parcerias Estratégicas / Ensino Escolar
Valor Financiamento 323.465 €
Parceiros
Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, CRL (Entidade Promotora)
Agrupamento de Escolas de Freixo (Portugal) www.aefreixo.pt 
Universidad Nacional de Educacion a Distancia (Espanha) www.uned.es 
Los Pinos Educación (Espanha) http://www.colegiolospinos.eu/ 
New Bulgarian University (Bulgária) www.nbu.bg 
General High School F.J.Curie, Sofia (Bulgária) www.23sou.info 
Panepistimio Patron (Grécia) www.upatras.gr 
Arsakeio Lyceum of Patra (Escola, Grécia)  www.arsakeio.gr
Universita degli Studi della Campania Luigi Vanvitelli (Itália) https://www.unicampania.it/ 
Liceo Scientifico Statale Giordano Bruno (Itália) www.liceogiordanobruno.gov.it 

Estado Em Curso
Plataforma digital gamificada que irá tornar o processo de orientação vocacional mais apelativo e motivador para os jovens (entre os 13 e 17 anos), constituindo-se como uma ferramenta de autodesenvolvimento e de gestão de carreira.
Objetivos

O G-Guidance propõe uma metodologia de orientação vocacional inovadora a ser aplicada em contexto escolar. Esta metodologia tem por base o desenvolvimento de uma plataforma digital gamificada que irá tornar o processo de orientação vocacional mais apelativo  e motivador para os jovens (entre os 13 e 17 anos), constituindo-se como uma ferramenta de autodesenvolvimento e de gestão de carreira. Pretende-se também que a orientação vocacional seja inclusiva, utilizando a plataforma digital gamificada para envolver os estudantes mais desmotivados e em risco de abandono escolar precoce. Psicólogos, professores e pais, também eles destinatários do projeto, receberão formação de modo a poderem apoiar ativamente os jovens na sua orientação vocacional com recurso à plataforma, participando desta forma, ativamente, em todo o processo.

Resultados (outputs)

O1. Professions Guide
O2. Digital, Web Based Platform
O3. Career Guidance Method
O4. Training and User's Manual

Website do projeto

Equipa interna do projeto:

Doutor Francisco Machado
Doutora Teresa Castro
Dr. Jaime Fins
Dra. Claudia Azevedo

 

Erasmus+.jpg
Erasmus+.jpg

 

Francisco Luís Baptista de Sá Machado
Coordenador Projeto

Psicólogo, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), licenciado pelo Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), e especializado na área de Psicologia Escolar e da Educação e Psicologia Clínica da Saúde. Professor auxiliar e investigador no ISMAI, desde 2001, na licenciatura em Psicologia e nos mestrados de Psicologia Escolar e da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde. Atualmente é supervisor de estágios académicos e profissionais na área da Psicologia Escolar. Coordenador do mestrado de Psicologia Escolar e da Educação do ISMAI e desenvolve atividades de investigação nas áreas de Aceitação-Rejeição Interpessoal, Parentalidade, Violência Escolar e Orientação Vocacional. É investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20) e do Center for the Study of Interpersonal Acceptance and Rejection (CSIAR) da University of Connecticut, EUA e Presidente da Sociedade Internacional para o Estudo da Aceitação-Rejeição Interpessoal (ISIPAR).

Para mais informações

Coordenador Projeto