Play

 Play, Learn, fight Back AnxietY

Âmbito Geográfico Internacional
Data de Início
01/09/2019

Data de Fim
31/08/2021

Referência
2019-1-EL01-KA203-062549

Instituição Financiadora Programa Erasmus+ / KA2 Parcerias Estratégicas / Ensino Superior
Valor Financiamento 242.161€
Parceiros
Panepistimio Patron  (universidade, Grécia) - Entidade Promotora http://www.upatras.gr/en 
Panaretou - Char. Kostopoulos OE (empresa, Grécia) www.optionsnet.gr 
Maiêutica - Coopertaiva de Ensino Superior, C.R.L
Profexcel.Net LTD (empresa, Irlanda) www.icepe.ie 
Open University of Cyprus (universidade, Chipre) http://www.ouc.ac.cy/web/guest/home

Estado Em Curso
O projeto PLAY visa desenvolver um mundo virtual 3D através do qual os estudantes universitários poderão aceder, de forma anónima, a atividades gamificadas que os ajudarão a prepararem-se para desempenhar as suas atividades curriculares (ex. preparação para exames), reduzindo a ansiedade e monitorizando a sua saúde mental.

Objetivos

O projeto PLAY visa desenvolver um mundo virtual 3D através do qual os estudantes universitários poderão aceder, de forma anónima, a atividades gamificadas que os ajudarão a prepararem-se para desempenhar as suas atividades curriculares (ex. preparação para exames), reduzindo a ansiedade e monitorizando a sua saúde mental.

A plataforma 3D incluirá serviço de aconselhamento psicológico.

Todos os intervenientes serão representados por avatares, facilitando a remoção das restrições associadas à representação física. Os destinatários do projeto são: estudantes, educadores, centros de aconselhamento universitários e profissionais da saúde mental.


Resultados (outputs)
O1. Game scenarios, Educational material, Virtual world surveys
O2. Development of the 3D Virtual World Alpha, Beta and Final version
O3. Implementation, Anonymous counseling

O4. Survey Results, User Manual and Documentation

Equipa interna do projeto
Doutor Francisco Machado (coordenador)
Dr. Jaime Fins
Doutora Teresa Castro 

 
 
Erasmus+.jpg
Logo PLAY.jpg
Francisco Luís Baptista de Sá Machado
Coordenador Projeto

Psicólogo, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), licenciado pelo Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), e especializado na área de Psicologia Escolar e da Educação e Psicologia Clínica da Saúde. Professor auxiliar e investigador no ISMAI, desde 2001, na licenciatura em Psicologia e nos mestrados de Psicologia Escolar e da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde. Atualmente é supervisor de estágios académicos e profissionais na área da Psicologia Escolar. Coordenador do mestrado de Psicologia Escolar e da Educação do ISMAI e desenvolve atividades de investigação nas áreas de Aceitação-Rejeição Interpessoal, Parentalidade, Violência Escolar e Orientação Vocacional. É investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20) e do Center for the Study of Interpersonal Acceptance and Rejection (CSIAR) da University of Connecticut, EUA e Presidente da Sociedade Internacional para o Estudo da Aceitação-Rejeição Interpessoal (ISIPAR).

Para mais informações

Coordenador Projeto