Universidade Jovem

Let's Do It!​
ISMAI e IPMAIA abrem novamente as suas portas aos estudantes que frequentam entre o 1.º e o 10.º ano de escolaridade.

Informação

Face à imprevisibilidade ainda existente no controlo do CORONAVIRUS – COVID 19 e salvaguardando as crianças e jovens do potencial de risco para a saúde pública que este evento representa, pelo facto de reunir um número elevado de participantes, a Direção da Universidade Jovem (UJ) vem por este meio comunicar que a 5ª edição do programa Universidade Jovem do IPMAIA e ISMAI, prevista para este verão, terá de ser adiada para o ano de 2021.

O facto do Campus Académico permanecer em funcionamento muito limitado, criando constrangimentos associados ao desenrolar de muitas atividades emblemáticas da UJ, dificulta naturalmente o desenvolvimento de um programa que pretende, todos os anos, ser uma experiência inesquecível para os participantes.

Temos aguardado pela evolução da situação, mas em face das recomendações emanadas das Autoridades Sanitárias, bem como dos serviços internos da nossa instituição, consideramos mais prudente privilegiar a segurança e a saúde de todos os intervenientes. Esta foi uma decisão muito difícil, mas bastante ponderada, que julgamos ser a mais correta.

Na expectativa de que no próximo ano estejam garantidas todas as condições, e que possamos contar de novo com a vossa escolha/preferência, iremos preparar uma edição plena de novidades.

 

Agradecemos a vossa compreensão.

Até breve!

Let´s do it!

​​​

  Regulamento ​ ​​​

​Assumindo a responsabilidade social no apoio à comunidade, o Instituto Universitário da Maia – ISMAI e o Instituto Politécnico da Maia – IPMAIA abrem as suas portas, aos estudantes que frequentam entre o 1.º e o 10.º ano de escolaridade, num projeto inovador: a “Universidade Jovem”.

Na Universidade Jovem, ao longo de um mês, os  jovens poderão experimentar um ou mais progra​mas semanais, onde poderão participar em diversas atividades práticas e projetos de investigação em áreas tão diversificadas como o desporto, as ciências sociais e do comportamento, as tecnologias, as humanidades, ou as artes, utilizando instalações e equipamentos de excelência, supervisionados por um conjunto de especialistas altamente qualificados.
Pretende-se, assim, proporcionar aos mais jovens, experiências únicas e inesquecíveis, que certamente lhes permitirão abrir os seus horizontes ​do conhecimento, compreender melhor o mu​ndo atual à sua volta, e encarar o futuro com mais otimismo e confiança.
Deixamos desde já o co​nvit​​e a todos os interessados para que nos venham visitar! Aos potênciais interessados familiares e amigos manifestamos a nossa disponibilidade para os receber numa visita que não deixará de ser surpreendente pela qualidade das condições, únicas em Portugal, pouco comuns na Europa.

 

ATIVIDADES E DESTINATÁRIOS

O programa da Universidade Jovem é inovador e pioneiro, bem conseguido na adequação à faixa etária dos jovens a que se destina. A diversificada oferta integra:​

  • Oficinas criativas, direcionada aos alunos do 1.º ano ao 3.º ano, através da utilização de metodologias partcipativas e interativas, os participantes serão orientados para o desenvolvimento de atividades criativas, em diferentes domínios do conhecimento, com um caráter lúdico e recreativo.  
  • Oficinas lúdicas, direcionadas para os alunos dos 4º ao 6º ano, com uma forte componente de atividades desportivas e expressivas;
  • Oficinas temáticas, dirigidas a alunos com frequência dos 7º ao 10º ano, abrangendo um elenco alargado de áreas científicas e uma preocupação fundamental de sensibilização para temas sociais da atualidade.

Uma das particularidades mais enfatizadas nos programas é a complementaridade, ancorado no prazer dos alunos, alimentado nas atividades, com valências físico-desportivas, sociais, cognitivas e psicológicas, criteriosamente articuladas num programa semanal.

METODOLOGIAS

As atividades da Universidade Jovem visam estimular o conhecimento, a informação e o pensamento crítico, através de metodologias interativas e lúdicas, ajustadas aos jovens. As atividades a desenvolver assumirão diferentes formatos, consoante o tema desenvolvido, incluindo trabalho laboratorial e de campo, participação em grupos de discussão, desenvolvimento de atividades desportivas indoor e outdoor, informática e multimédia, entre outras.

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

A maioria das atividades terá lugar no Campus Académico, localizado no Castêlo da Maia, contíguo à estação de metro ISMAI, dotado de infraestruturas, únicas no país, onde se destaca um complexo desportivo de excelência. As atividades de praia (surf, jogos de praia) decorrerão na praia de Matosinhos.

TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO

O transporte para os locais de realização de atividades de exterior é assegurado, pela UJ e está incluído no preço.
As refeições (almoço e lanche) serão servidas na Cantina do Campus académico, em regime self-service, estando previsto o almoço volante sempre que as atividades se realizem fora.
Todas as refeições estão incluídas no preço do programa.
Durante as atividades, as refeições e os transportes, os alunos serão sempre acompanhados pelos dinamizadores, alunos universitários das duas instituições, supervisionados pelos docentes responsáveis pelas respetivas atividades.​

CORPO PEDAGÓGICO

As atividades pedagógicas serão dirigidas por um conjunto de docentes altamente especializados na área científica das oficinas e atividades de projetos apresentadas. ​
Cada grupo será acompanhado por dois dinamizadores, alunos do ISMAI e IPMAIA, selecionados e supervisionados pelos docentes responsáveis pelas respetivas atividade. ​​​

​​​

Quer Saber Mais? Tem Dúvidas? Nós Respondemos!

Pedido de Informações ​​​​

​​​​​
UJ2018 - Let's Do It Again
Universidade Jovem 2018 - 1ª Semana
 
UJ2018 - Let's Do It Again
Universidade Jovem 2018 - 2ª Semana
​​ ​​​​​​​




​​​​