Estudantes

​​Competências do Gabinete de Estágios:
a. Apoiar os alunos no contacto institucional com as entidades de acolhimento, através da formalização do pedido de estágio;
b. Formalizar os protocolos de estágio, após entrega e/ou comunicação dos alunos de dados obrigatórios para emissão oficial do protocolo;
c. Criar e manter permanentemente atualizada a base de dados de todos os estágios e respetivos intervenientes, bem como dos registos pertinentes;
d. Criar e manter atualizada uma bolsa de estágios disponíveis que sejam eventualmente propostos às instituições de ensino superior;
e. Centralizar toda a informação e documentação relevante para o processo de estágio, e prestar as informações e esclarecimentos que lhes sejam pedidos.

Estágio curricular auto-proposto        

 

 

Os estudantes que pretendam um estágio auto-proposto numa determinada Instituição / Empresa, poderão deslocar-se ao GEIMT para a formalização institucional do pedido de estágio.

​Estágios Curriculares

As experiências práticas em contexto laboral, nomeadamente através da realização de estágios, são cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho. O GEIMT, atento a esta realidade, disponibiliza aos estudantes, condições de excelência para que possam enriquecer e complementar as suas formações académicas, com experiências práticas, através da realização de estágios.
Os estágios curriculares são promovidos pelo GEIMT em estreita colaboração com a coordenação dos cursos; uma vez que estão inseridos nos planos curriculares, o seu funcionamento é definido de acordo com o regulamento de estágio de cada curso.
 

Estágio extracurricular  

 

Os estudantes poderão dirigir-se ao gabinete de estágios para obterem apoio administrativo na elaboração do protocolo.

Estágios Extracurriculares - opção curta duração

Nesta tipologia de estágio, o GEIMT pode servir de intermediário no processo. Porém, as condições de estágio e o protocolo são definidos e assinados por 2 (duas) partes: Estudante e a Instituição  / Empresa de Acolhimento.
Os estágios extracurriculares realizados por estudantes, através do GEIMT, poderão constar no Suplemento ao Diploma.

 
Quando a opção de estágio é de curta duração, este é realizado num período de duração nunca superior a 3 (três) meses. O contrato de estágio de MCD (Muita Curta Duração) deverá ser formalizado por escrito entre o Estagiário e a Empresa/Instituição Acolhedora, nesse mesmo contrato deverá estar devidamente fundamentada a natureza de Muita Curta Duração. Esta tipologia de estágio poderá, também, constar no Suplemento ao Diploma.
 

Estágios Programa Erasmus – Outgoing 

O Programa Erasmus+ proporciona aos estudantes e recém-diplomados a possibilidade de realizarem o seu estágio curricular ou um estágio extracurricular em território europeu, com oportunidade de receção de bolsa de mobilidade.
  • O estágio curricular tem que ser aprovado pelo coordenador de curso. 
  • O estágio extracurricular é selecionado pelo estudante/ recém-diplomado e aprovado pelo Gabinete de Relações Internacionais, constando no Suplemento ao Diploma.
O estágio internacional é particularmente valorizado em contexto profissional e contribui ativamente para a empregabilidade dos participantes, quer a nível nacional quer internacional, sendo uma mais-valia para o FUTURO.