Mobilidade

Aproveita a experiência de aprendizagem noutro país.

​​​​​​​​​​​​​Até à data, cerca de um milhar de estudantes do ISMAI realizaram mobilidade outgoing  ao abrigo do programa de mobilidade ERAMUS+ e de outros acordos de mobilidade existentes.  
O ISMAI é uma instituição de ensino superior cada vez mais atrativa internacionalmente, c​aptando o interesse quer dos estudantes incoming em mobilidade, quer dos estudantes internacionais que escolhem o ISMAI para frequentarem um curso de ensino superior.
 
 

Erasmus+

O Programa Erasmus+ é o programa europeu com maior impacto no universo académico e profissional. Entre outras ações, proporciona aos estudantes a possibilidade de fazer parte do seu curso noutra universidade europeia. O Programa Erasmus+ dá-te a oportunidade de conheceres outros países, outras culturas, ter novas experiências, adquirir novos conhecimentos e fazer novos amigos

Saber mais

​​Intercâmbio

O ISMAI celebrou acordos de intercâmbio com diversas universidades de países não participantes no Programa Erasmus+, maioritariamente no Brasil.  

Os estudantes ao abrigo destes protocolos de cooperação não beneficiam de bolsa de Mobilidade. 

​​O Instituto Universitário da Maia é parceiro no Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades, do Banco Santander Totta. Neste enquadramento, os estudantes do ISMAI que optarem por realizar a sua mobilidade em universidades brasileiras parceiras do ISMAI e integradas no mesmo Programa poderão vir a beneficiar de bolsa de mobilidade luso-brasileira proporcionada pelo Banco Santander Totta.  

Os estudantes terão um Plano de Estudos pré-definido antes da partida, podendo ser ajustado aquando da chegada à Instituição de Acolhimento, de acordo com os regulamentos em vigor. 

Não existe a possibilidade de fazer a avaliação por ECTS, tendo o plano de estudos de ser realizado através da correspondência direta de unidade curricular a unidade curricular. 

Todos os outros procedimentos são semelhantes aos aplicáveis à mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus+. ​​

 

Sistema de Transferência de Créditos - ECTS

O ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos) assenta no pressuposto de que o reconhecimento dos estudos e dos diplomas é uma condição prévia à criação de um espaço europeu mais aberto em matéria de educação e de formação.

Saber mais

Apoio Financeiro

A Maiêutica apoia a mobilidade dos estudantes do ISMAI através da redução no valor das propinas durante o período da mobilidade. 

Os estudantes estão também isentos de propinas na Instituição de Acolhimento. Os estudantes que realizem mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus+ beneficiam de uma bolsa de mobilidade atribuída pela Comissão Europeia, a qual varia consoante o nível de vida do país de acolhimento. 

Os estudantes do ISMAI que optarem por estudar em universidades brasileiras poderão vir a beneficiar de bolsa de mobilidade luso-brasileira proporcionada pelo Banco Santander Totta.

Saber mais
​​Contactos G.R.I.

Coordenadora da Mobilidade Erasmus+/Outgoing: Liliana Marques

Coordenador da Mobilidade Erasmus+/Incoming:Nilson Veiga​

Coordenadora ECTS:  Patrícia Araújo

Email: erasmus@ismai.pt​

Telefone: +351 22 986 60 22

​Horário G.R.I.

Segunda-feira a sexta-feir​a: 9:00h às 12.30h e das 14:00h às 17:30h​​​​​​