Licenciatura

Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança

Departamento de Ciências Empresariais

Coordenador de Curso

Provas de Ingresso

Biologia e Geologia (02) ou
Economia (04) ou
Português (18)

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 31-07-2012
Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 

Descrição

Cada vez mais as organizações têm necessidade de implementar referenciais de suporte à sua gestão diária, que as apoiem no cumprimento dos compromissos assumidos com os clientes, colaboradores e com a sociedade onde se integram, bem como na procura do crescimento e da sua sustentabilidade.

O ISMAI integra a Licenciatura em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança na sua oferta formativa desde o ano letivo 2009/2010, encontrando-se esta acreditada pela A3ES.

Esta licenciatura confere aos alunos conhecimentos profundos sobre os referenciais ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, bem como sobre as ferramentas da Qualidade usadas na implementação e melhoria de Sistemas de Gestão, e realização de auditorias internas permitindo assim a sua fácil adaptação às atuais necessidades das organizações. Outros referenciais abordados durante a licenciatura incluem a ISO 17025, SA 8000 e a NP 4457.

No último semestre do curso, os alunos têm a oportunidade de desenvolver um estágio curricular em contexto real de trabalho, o qual constitui uma importante componente da sua formação académica, profissional e pessoal, preparando-os para a inserção no mercado de trabalho.

Os licenciados em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança reúnem as condições necessárias para apresentação do pedido de Título de Técnico Superior de Segurança no Trabalho junto da ACT.

Saídas Profissionais

Os licenciados em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança podem exercer atividades diversas nas áreas de consultoria, formação, controlo e gestão de sistemas de gestão em diversos sectores da área industrial e de serviços (incluindo laboratórios), incluindo funções como Técnico Superior de Segurança no Trabalho.

Aspetos Diferenciadores

Esta Licenciatura permite também os seguintes reconhecimentos:

  • Acesso direto à profissão de Técnico Superior de Segurança no Trabalho

    De acordo com a comunicação do ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho de 23 de Abril de 2015, a Licenciatura em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança foi reconhecida como curso de formação inicial para acesso à profissão de Técnico Superior de Segurança no Trabalho pelo que os alunos que obtenham o grau de Licenciado em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, que confere o nível 6 de acordo com o Quadro de Qualificações, reúnem as condições necessárias para apresentação do pedido de Título de Técnico Superior de Segurança no Trabalho junto da ACT;

  • Obtenção do CCP – Certificado de Competências Pedagógicas

    De acordo com a comunicação do IEFP de 7 de Julho de 2013, a conclusão da Licenciatura em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança permite o acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas de formador (ex-CAP) por parte dos respetivos alunos.

    Este acesso encontra-se condicionado à frequência das unidades curriculares de Conceção e Gestão da Formação, Técnicas de Informação e Comunicação e Psicossociologia do Trabalho, sendo que estas fazem parte integrante do plano de estudos da Licenciatura.

  • Certificado de Auditorias Internas da Qualidade

    A frequência com aproveitamento da Unidade Curricular de Auditorias da Qualidade permite a atribuição de uma Declaração que assegura o cumprimento dos requisitos de formação requeridos para a realização de Auditorias Internas em empresas com Sistemas de Gestão da Qualidade implementados de acordo com a ISO 9001.

    Estes reconhecimentos revelam a preocupação do ISMAI – IU em contribuir para o enriquecimento das competências dos seus alunos de modo a facilitar a sua inserção e adaptação ao mercado do trabalho

Informação Relevante

No último semestre do curso, os alunos têm a oportunidade de desenvolver um estágio curricular em contexto real de trabalho, o qual constitui uma importante componente da sua formação académica, profissional e pessoal, preparando-os para a inserção no mercado de trabalho.

O aluno deverá desenvolver o estágio em contexto real de trabalho numa das seguintes temáticas:

  • Gestão da Qualidade
  • Gestão do Ambiente
  • Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho
  • Gestão de Laboratórios

Para se poderem inscrever à unidade curricular de Estágio, os alunos terão de reunir as seguintes condições:

  • Encontrar-se nas condições do Regulamento de Avaliação do ISMAI relativas à transição de ano;
  • Possuir aprovação às unidades curriculares de Gestão da Qualidade I, Gestão da Qualidade II Acreditação de Laboratórios e Avaliação e Gestão de Riscos.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2017/2018 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 18 de setembro de 2017
Data Início 1.º Semestre - 18 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018
Cristina Perfeito
Alumna
Esta licenciatura responde a uma lacuna que existe no mercado de trabalho, uma vez que forma profissionais com competências para abraçar as áreas da Qualidade, Ambiente e Segurança. - Ver testemunho completo

      Candidata-te aqui