E-Gender WebES

WebEducaçãoSexual - Sensibilização para a Igualdade de Género

Webinars Gratuitos e Certificados

​Qua​lificação de profissionais para a igualdade de género​


 

Prevenção e combate às ​discriminações  



E-Gender WebEducaçãoSexual - Sensibilização para a Igualdade de Género

Com o projeto E-Gender WebEducaçãoSexual (E-Gender WebES) pretende-se promover a igualdade de género e o combate à violência de género, através de ações de sensibilização, para públicos específicos e para o público em geral, e da produção e divulgação de material formativo, informativo e pedagógico.
Serão realizadas webinars, ou seja, ações totalmente online, cujas gravações serão editadas, legendadas e traduzidas para a língua gestual portuguesa e disponibilizadas em plataformas digitais e websites de divulgação ampla.


E-Gender WebES é
Um projeto de promoção da igualdade de género e combate à violência de género, através de ações de sensibilização totalmente online e de produção e divulgação de materiais formativos, informativos e pedagógicos digitais. ​​
Público-Alvo
Educadores/as, professores/as e outros/as profissionais, e estudantes do terceiro ciclo do ensino básico, secundário e superior. ​​

O que é um webinar?

Webinar é uma conferência ou seminário que se realiza através da internet e que pode ser visualizada em tempo real ou através de gravação.
Em tempo real pode-se participar apresentando questões ou interagindo com os/as formadores/as e demais participantes através do chat. A gravação editada para 50 minutos ficará disponível neste site, e será legendada e traduzida para a língua gestual portuguesa.

​​

Quais os temas dos nossos webinars?

Igualdade de género: conhecer a realidade e compreender para responder
13 de dezembro de 2018
 18h00 - 20h00 Portugal
                                       
Conceitos e mentalidades em matéria de igualdade de género.
 
Violência de género.
 
Enquadramento teórico, histórico e cultural, crenças e estereótipos face ao fenómeno da violência doméstica e de género.
 
Violência doméstica e de género: definição, formas, epidemiologia e frequência.
 
Dinâmicas e processos associados à violência doméstica e de género: espaços e contextos da violência, ciclo da violência e poder e controlo.
 
Dinâmicas e processos associados à violência doméstica e de género: rede nacional de apoio a vítimas.
 
A lei e o combate à violência doméstica.
 
Regime jurídico aplicável à prevenção da violência doméstica, proteção e assistência das suas vítimas.
 
Ações positivas, promotoras da igualdade de género.
 
Intervenção para a mudança das mulheres e dos homens.
 

 

 

O que pode esperar destes webinars?

Através de webinars, iremos disponibilizar ações de sensibilização e formação em ambientes totalmente online, desenvolvidas por uma equipa multidisciplinar e altamente especializada nas questões de género.

As ações/webinars que integram o Projeto E-Gender WebES resultam da compilação dos conteúdos dos referenciais Ref. 11 – S_IG12, Igualdade de Género e Ref. 12 – S_VG12, Prevenção e Combate à Violência de Género da CIG – Comissão para a Igualdade de Género.
As nossas ações/webinars permitirão disponibilizar aos/às Participantes uma compilação dos melhores conteúdos disponíveis, com base nos conhecimentos de uma equipa de formadores/as e moderadores/as com vasta formação académica e reconhecida experiência profissional na área.
Com recurso à utilização das tecnologias atuais, propomo-nos desenvolver material didático de elevada qualidade em suporte digital e, assim, promover uma nova forma de sensibilização e formação, fora da tradicional sala de formação.

Ler mais...

Estes são alguns dos benefícios notáveis das ações/webinars do Projeto E-Gender WebES:

Liberdade: Não existe necessidade de se deslocar às nossas instalações, podendo participar a partir do seu ambiente favorito (em casa, na escola, no trabalho ou no lugar onde se encontra agora mesmo). Pode consultar e fazer download dos materiais didático-pedagógicos que serão colocados à sua disposição e partilhar pelos seus contatos.
Biblioteca online: O material didático-pedagógico que vamos disponibilizar estará em contínua evolução, contendo spots, artigos, vídeos, áudio, links úteis, entre outros materiais, que lhe permitirão uma ligação permanente e atual aos temas abordados e assim enriquecer a sua experiência.
Melhoria da Experiência: Temos por objetivo proporcionar uma experiência mais agradável e positiva face à formação convencional. Para isso, disponibilizaremos uma sala virtual onde se realizarão as ações/webinars e todos os materiais estarão permanentemente acessíveis online.
Democratização do Acesso e Inclusão: As nossas ações/webinars incluirão legendagem e tradução para a língua gestual portuguesa. Todas as imagens fixas (fotos e ilustrações) do Projeto serão audiodescritas no âmbito da iniciativa piloto #eGenderInclusiva, a qual é inspirada no Projeto #PraCegoVer. A hashtag #eGenderInclusiva será utilizada juntamente com a hashtag #PraCegoVer na legendagem de fotos e imagens fixas, com o objetivo de ampliar a acessibilidade através da audiodescrição, permitindo aos/às participantes com deficiência auditiva e/ou visual participar neste Projeto.
Reconhecimento: Disponibilizaremos um ensino à distância com possibilidade de certificação da participação e obtenção de certificado do Curso em Igualdade de Género, Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género.
Menos custos e melhor ambiente: Nestas ações/webinars totalmente online, poderá assistir em tempo real ou em diferido (iniciando-a e terminando-a sempre no mesmo site), apenas necessitando de um computador ou dispositivo móvel, com acesso à internet. Desta forma consegue ter menos custos com a sua participação e poupar o ambiente.
Qualidade garantida: Mobilizamos todos os esforços para garantir a qualidade dos conteúdos utilizados nos nossos webinars, corrigindo de imediato eventuais erros ou constrangimentos que possam surgir.

A inscrição nas ações/webinars é gratuita e o registo do/a Participante implica a aceitação e concordância com as seguintes condições gerais de participação, as quais regulam as relações entre o/a Participante no Projeto E- Gender WebEducaçãoSexual (E-Gender WebES) adiante designado/a de Participante e a Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, CRL - Promotora do Projeto E-Gender WebES).

 
Para mais informações

​​​​